Skip to main content

Israel “IZ” Kamakawiwoʻole – A História

Muitos de nós certamente que já ouviu falar em Israel “IZ” Kamakawiwo’ole ou até já ouviu a musica “Over the Rainbow“. O facto é que nunca se deu grande importância em saber mais sobre este maravilhoso músico que volta hoje em dia a fazer sucesso no Youtube e não só. Deixo-vos abaixo parte de história de Israel “IZ” Kamakawiwo’ole assim como um vídeo.

Israel IZ Kamakawiwo'ole

Nascido em Honolulu a 20 de Maio de 1959, Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo’ole, tornou-se um dos mais famosos Havaianos de toda a história. Sendo descendente de uma Linhagem Pura de havaianos nativos, passou toda a sua vida a lutar pela independência do Havai e pelos direitos do mesmo. Tornando-o então umas das pessoas mais adoráveis do país.

Mas não foi só como defensor da Independência havaiana que se tornou famoso. A sua voz enquanto “Braddah IZ” (nome enquanto músico), encantou milhares de pessoas por todo o planeta fazendo com que hoje se ouça por quase todo o lado. (eu fiquei a conhecer “IZ” na MTV).

Talvez o ponto mais alto da sua carreira como músico foi aquando do lançamento de “Over the Rainbow” do álbum ‘Facing the Future’ que o colocou na boca do mundo tocando o seu ukelele. Após este sucesso musical, foram muitas as séries que usaram este clássico como música de início e fim. Cold Case, E.R. e Young Americans são apenas alguns exemplos.

A morte de Israel IZ Kamakawiwo’ole

A 26 de Junho de 1997, ano em que completou 38 anos, morreu com problemas respiratórios devido ao seu elevado peso (343Kg e 1,88m de altura). No entanto continua ainda hoje presente na vida de muitos. Dizem que continua a viver em cima do Arco-Íris…

Para os que nunca ouviram falar e que ficaram com uma tremenda curiosidade deixo abaixo o vídeo que foi feito em memória a Israel “IZ” Kamakawiwo’ole. No final do vídeo podemos ver as cinzas de “IZ” a serem deitadas ao mar, enquanto centenas de havaianos tomavam banho. Muito lindo de ser ver.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=V1bFr2SWP1I]

Agora que certamente vos consegui inspirar para a vida, vou acabar este artigo colocando os álbuns editados e onde os podemos encontrar à venda.

  • Ka ‘Ano’i (1990)
  • Facing Future (1993)
  • E Ala E (1995)
  • N Dis Life (1996)
  • Iz in Concert: The Man and His Music (1998)
  • Alone in Iz World (2001)
  • Wonderful World (2007)
  • Over the Rainbow (2011)

Todos estes álbuns podem ser encontrados à venda no eBay ou na Amazon embora recomende aos interessados a adquirirem os mesmos no site oficial de “IZ”.

Espero que tenham gostado deste artigo, que foi no mínimo diferente dos que tenho escrito (escrevi-o ouvindo “Over the Rainbow”).

Tomé M.

Chamo-me Tomé Mendes e fui o criador deste Site. Estudo Eng. Civil em Coimbra, e trabalho como Freelancer na área das traduções. Estou desde 2007 muito ligado à Internet onde desempenho papel de Webmaster.

2 comentários em “Israel “IZ” Kamakawiwoʻole – A História

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *